Antigamente as casas possuíam muros baixos, as janelas podiam ficar abertas e o portão era baixinho, para evitar apenas a entrada de animais indesejáveis.
Os moradores tinham o hábito de lavar o carro na rua com o portão da garagem aberto e o bate papo na frente da moradia era cordial e amistoso. Infelizmente, nos dias atuais, as casas mais parecem mini presídios com muros altos, grades por todos os lados, cachorros latindo, aparelhos de filmagem para captar a presença de estranhos, só faltando a presença de carcereiros, para termos a sensação de que estamos morando em uma cadeia pública.
Temos que nos adaptar à nova realidade. Portanto, seus filhos precisam tomar algumas precauções, que passaremos a aduzir:
1) No caso de notarem suspeitos perambulando em frente á residência, devem as crianças entrar imediatamente e avisar pais ou responsáveis.
2) Os pais devem evitar que os filhos permanecem no jardim, na garagem ou na varanda brincando, principalmente na ausência deles. Se isso não for possível, deve os pais orientar seus filhos a permanecerem distantes do portão fechado e não atender, em hipótese alguma, pessoas desconhecidas.
3) Tenha o hábito de colocar no bolso da criança um pequeno papel que contenha seu nome completo, endereço, telefone da casa e também o tipo sanguíneo, que será útil em caso de acidentes pessoais ou se porventura se perderem dos pais.
4) A criança ao sair de casa deve informar para onde vai e quando vai retornar. No caso de atraso, deve ter o hábito de telefonar e avisar de algum imprevisto e para isso forneça-lhe fichas ou cartões telefônicos, para levar na carteira.
5) Sem que seu filho perceba, confira os lugares onde ele disse que irá como medida de extrema cautela.
6) Oriente seu filho a não esboçar reação no caso de ser vitima de assalto.
7) Se a criança já possui cédula de identidade, compre uma carteira para ela, ensinando-a a carregar seu documento de identificação xerocopiado e autenticado. Providencie o quanto antes cédula de identidade para seu filho.
8) Os pais devem orientar seus filhos, procurando mostrar o perigo que existe em manter conversa ou dar atenção a estranhos na rua.
9) Mantenha sempre um diálogo franco e aberto com os filhos, para que eles tenham a liberdade de contar a você problemas ou ameaças sofridas na rua ou escola. Só assim você poderá orientá-lo e preveni-lo contra agressões futuras.
fonte: http://tudosobreseguranca.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=167&Itemid=134

Nenhum comentário:
Postar um comentário