segunda-feira, 20 de maio de 2013

Como Orientar e Proteger Seu Filho contra Pedofilos


Em primeiro lugar, saiba que a maioria dos pedófilos não tem cara de bandido nem característica física que revela esta tara. Qualquer pessoa estranha deve ser evitada, principalmente em lugares públicos como shopping centers, clubes, lanchonetes e fliperamas.
Aconselhe sua criança a desconfiar de estranhos que ofereçam presentes, lanches e façam propostas para ela participar de gincanas e programas de televisão. E recomendar que jamais vá atrás de adultos que chamem para ir a um lugar diferente, mesmo que prometam alguma coisa fenomenal.
Para explicar isso a ela, não faça terror. A principal dica nesse diálogo é falar à criança para ter cuidado com o próprio corpo. “os pais sempre pedem aos filhos que fiquem atentos para não se machucar. No meio desse ensinamento, é importante dizer que ele só pode ser tocado por outra pessoa quando for
importante. Ou seja, quando os pais dão banho ou quando o médico precisa examiná-lo. Fora dessas duas situações, não deve permitir que outros tirem ou peçam para ele tirar a roupa”, diz Vania Izzo de Abreu, psicóloga da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia), do Rio de Janeiro.
Os pais devem desconfiar de adultos que estabeleçam relações de segredo com a criança. Para isso, vale estimular ao máximo o jogo aberto dentro de casa e repetir à criança que ela não deve esconder dos pais segredos que a incomodem. Se ela falar sobre o assunto, é fundamental não achar que é brincadeira. “A princípio, sempre acredite na criança”, diz a psicóloga Vânia.
A Internet é outro lugar perigoso, já que os pedófilos se aproveitam do anonimato dos chats para marcar encontros e travar diálogos libidinosos com crianças – o que já é um abuso. Com jeito, investigue como são os bate-papos e procure alertá-las para o risco de estar falando com um adulto que finge ser
criança.
A Abrapia é uma ONG e recebe denúncias anônimas do Brasil todo:
fone 0800-990500

fonte:Manual de Segurança Comunitária PM.PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário